+55 21 3731 1021 edinheiro@edinheirobrasil.org / Junte-se a nós

Quem Somos

Institucional

Instituto Edinheiro Brasil Maricá é uma filial em Maricá-RJ do Instituto Banco da Periferia, uma ONG, com sede na periferia de Fortaleza, cuja finalidade é proporcionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades excluídas, capacitando, formando e implementando no âmbito da sociedade brasileira, instrumentos da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável, focado em moedas sociais digitais como meio de pagamento. Busca facilitar o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda para os mais pobres, tendo como estratégia o desenvolvimento local, ambientalmente justo, a partir da organização em rede de produtores, consumidores conscientes e atores sociais (prosumatores), ancoradas por Bancos Comunitários Digitais. Pelas inúmeras politicas públicas da Prefeitura de Maricá voltadas para a Economia Solidária e desenvolvimento local, o Instituto Edinheiro Brasil se instalou em Maricá em 2016, objetivando desenvolver nesta cidade, em cooperação com o poder público e através de outras parcerias, projetos de desenvolvimento socioeconômico com base territorial, ancorados principalmente no crédito digital e na cidadania financeira e bancária dos maricaenses através de Bancos Comunitários.

Finalidade da Organização

Proporcionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades excluídas, capacitando, formando e implementando no âmbito da sociedade brasileira, instrumentos da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável. Busca facilitar o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda para os mais pobres, tendo como estratégia o desenvolvimento local, ambientalmente justo, a partir da organização em rede de produtores, consumidores conscientes e atores sociais (prosumatores).

Público Alvo

Empreendedores e moradores em geral de periferias urbanas e rurais. Em Maricá, o público prioritário, são os beneficiários do Programa Municipal Renda Mínima e Renda Básica da Cidadania, mas , de forma em geral, todos s moradores e Comerciantes de Maricá podem ser impactados pelas ações do Instituo Periferia Maricá.

Histórico

O INSTITUTO BANCO DA PERIFERIA é uma ONG, criada em novembro de 2014 por lideres populares da comunidade do Conjunto Palmeiras, fundadores do Banco Palmas, e outros profissionais conhecedores da Metodologia dos Bancos Comunitários. A estratégia para criação do Instituto Edinheiro Brasil foi criar uma instituição especialistas em moedas sociais digitais e banco comunitário digital.

A decisão de criação do Instituto Banco da Periferia foi tomada em Assembleia Geral do Instituto Palmas. Cabe ao Instituto Banco da Periferia aglutinar todas as ações de apoio e assistência técnica as moedas digitais dos Bancos Comunitários e ajudar desenvolver projetos e programas em torno da e-dinheiro, plataforma digital da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. O Instituto Edinheiro Brasil é a entidade custodiante de todos os recursos financeiros que circulam na Plataforma e-dinheiro.

Capacidade Instalada

Empreendedores e moradores em geral de periferias urbanas e rurais. Em Maricá, o público prioritário, são os beneficiários do Programa Municipal Renda Mínima e Renda Básica da Cidadania, mas, de forma em geral, todos s moradores e Comerciantes de Maricá podem ser impactados pelas ações do Instituto Edinheiro Brasil Maricá.

Principais Parceiros

  • Prefeitura Municipal de Maricá
  • Banco Mumbuca de Maricá
  • Prefeitura de Fortaleza
  • Marquise
  • Comitê Católico Contra a Fome (CCFD)
  • Agence Française de Developpement (AFD)
  • Brasil Foundation
  • Moneyclip
  • Mapfre Seguradora

Missão

Lutar contra a pobreza urbana e rural, desenvolvendo produtos e serviços financeiros alternativos, sob controle das comunidades, que assegure a dignidade e a inclusão social de território de baixa renda.

Visão

Todo desenvolvimento é endógeno. Qualquer território por mais pobre economicamente que seja, é portador de desenvolvimento econômico, basta para isso criar redes de incentivo a produção e ao consumo local. Essas redes devem se articular, criando cadeias produtivas e fortalecendo as relações econômicas entre produtores e consumidores da base da pirâmide.

  • Telefone (21) 3731 1021
  • E-mail contato@institutoedinheiromarica.org
  • Endereço R. Pereira Neves, 30 - Centro Maricá, RJ (CASA VERDE)

© 2024 Instituto Edinheiro Brasil, Maricá - RJ | TEL (21) 3731-1021 | Fone/zap (85) 3269-9617