Sábado passado (26.05.2018), o Prefeito de Maricá-RJ junto com seu Secretariado e parlamentares, compareceram conjuntamente ao Banco Mumbuca e abriam suas contas pre-pagas digitais, tornaram-se “correntista” do Banco Comunitário. O Banco Mumbuca é associado a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, opera com a plataforma e-dinheiro, e desde janeiro 2008 atua no município pagando os benefícios sociais da prefeitura. Hoje, além dos beneficiários, já são mais de 7 mil contas abertas no Banco Mumbuca, totalizando em 17 mil contas. Some-se a esse numero, 358 comércios credenciados na Plataforma em Maricá. Vale destacar que o modelo de negócio adotado pelo Banco Mumbuca retroalimenta as economias do município. Primeiro porque o Mumbuca e-dinheiro (a moeda digital do banco) só circula em Maricá. Depois porque em cada compra feita no comercio local com as Mumbucas (através de celular ou cartão) é cobrada uma taxa de 2% do comercio local, que retorna para o Banco Mumbuca desenvolver ações sócio-economicas no municio. Uma dessas ações é o MumbuCred, linha de crédito a juro zero, oferecida para os produtores locais. A adesão do Prefeito e seu secretariado ao Banco comunitário, dentre tantos, podem ser destacados três fatores extremamente relevantes:
Após uma longo debate, ficou marcada uma segunda reunião para o dia 15 de Janeiro de 2018. Os principais pontos debatidos foram:
© 2024 Instituto Edinheiro Brasil, Maricá - RJ | TEL (21) 3731-1021 | Fone/zap (85) 3269-9617
If we get the donations. i think we’re going to raise a significant amount of money: some will be use for some administered costs, but the public porfion of that will go directly into grants.