+55 21 3731 1021 edinheiro@edinheirobrasil.org / Junte-se a nós

Perguntas

PERGUNTAS MAIS FREQUENTS SOBRE O MEIO DE PAGAMENTO E-DINHEIRO

Em 2013 a Prefeitura de Maricá criou o Programa Social Bolsa Mumbuca, que evoluiu para Programa Renda Mínima e Renda Básica da Cidadania, atendendo hoje mais de 16.000 famílias. Com o objetivo de modernizar cada vez mais o Programa, a Prefeitura está mudando o meio de pagamento da Bolsa Mumbuca, trazendo várias vantagens para comerciantes e beneficiários.

Qual tecnologia será utilizada?

Será usada a Plataforma E-DINHEIRO (https://edinheiro.net.br). E-DINHEIRO é um sistema financeiro digital que inclui aplicativo e internet banking, que fornece serviços bancários na sua maioria gratuitos para a população. Além dos meios digitais, a conta estará disponível também via Cartão Mumbuca. Os usuários poderão pagar contas, fazer compras, recarregar seu celular pré-pago, tudo pelo celular ou pelo site do sistema.

Como acessar a Plataforma e-dinheiro?

SOs interessados podem abrir uma Conta Digital Mumbuca. Baixando o aplicativo E- DINHEIRO na Play Store, Apple Store, via site https://edinheiro.net.br ou nas agências do Banco Mumbuca. Já os beneficiários do Programa Bolsa Mumbuca devem comparecer ao Banco Comunitário para abrir uma Conta Benefício.

Então, Qualquer morador de Maricá poderá ter a Conta Digital Mumbuca?

Sim. Qualquer morador de Maricá pode abrir uma Conta Digital Mumbuca e fazer suas compras no comercio de Maricá usando o seu próprio telefone ou o Cartão Digital Mumbuca.

Os beneficiários do Bolsa Mumbuca farão suas compras utilizando um Celular?

Sim. Eles podem comprar tanto usando o celular ou Cartão Digital Mumbuca. Todos os beneficiários receberão um Cartão.

Os pagamentos são feitos em uma maquininha POS?

Não. Todos os pagamentos são realizados diretamente no celular do comerciante. O celular do comerciante lê o Cartão Digital Mumbuca ou recebe diretamente do celular do usuário.

Qualquer celular recebe os pagamentos ou precisa ser um smartphone?

Precisa ser um smartphone com a funcionalidade NFC.

A prefeitura de Maricá vai doar os smartphones com NFC para os comerciantes?

Esses smartphones são facilmente encontrados nas lojas especializadas. O ideal é que o comerciante possa ter mais de 1 telefone na loja, para atender a clientela com mais velocidade. A prefeitura vai, no primeiro ano, emprestar um smartphone para aqueles comerciantes que não puderem adquirir.

Qual o percentual cobrado do comerciante por vendas realizadas com a Conta Digital Mumbuca?

Apenas 2% de taxa administrativa.

O comerciante recebe o pagamento de suas vendas com quantos dias?

Nas compras realizadas com a Conta Digital Mumbuca, o pagamento é à vista. No momento da compra, o comerciante já recebe o pagamento em sua conta digital.

E o que o comerciante faz com esse dinheiro na conta digital?

Pode imediatamente fazer compras em outros comércios de Marica, pagar funcionários, pagar boletos e faturas, fornecedores, colocar crédito no celular e outros serviços oferecidos na plataforma e-dinheiro. Funciona como uma conta bancária pré-paga.

Então, o comerciante também vai poder comprar via sistema E- DINHEIRO como qualquer morador de Maricá? Ele vai receber também um Cartão Digital Mumbuca?

Sim. O Comerciante, como qualquer morador de Maricá, deverá abrir sua Conta Digital Mumbuca e receber seu Cartão Digital. Esse cartão tem um design diferente do cartão dos beneficiários do Bolsa Mumbuca. O comerciante poderá fazer suas operações via site, aplicativo ou cartão.

O comerciante pode transferir o dinheiro da Conta Digital Mumbuca para uma conta corrente no seu banco comercial?

Sim, através do aplicativo ou do internet banking, você pode solicitar a transferência da sua conta E-DINHEIRO para os seguintes bancos comerciais: CAIXA, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, ITAU e HSBC.

Quando o comércio transfere de sua Conta Digital para a conta corrente de seu banco comercial ele paga alguma taxa?

Essa operação é chamada de RESGATE. Se o comerciante pedir resgate para sua conta em um banco comercial entre os dias 01 a 05 de cada mês não é cobrada nenhuma taxa. Se o resgate for solicitado fora desse período, é cobrado 1% do valor resgatado.

O Comerciante pode fazer saque em reais de sua conta Digital Mumbuca? Em caso positivo, onde isso será feito?

Sim, poderá ser feito saque no limite de R$ 500,00 ao dia e no máximo 4 saques ao mês. Esses saques serão feitos nos “Correspondentes Mumbuca”, que serão comércios credenciados para fazer saques e depósitos na Conta Digital Mumbuca.

Qual a vantagem para o Comércio se tornar um “Correspondente Mumbuca”?

Ele tem um desconto na taxa de administração de 0,25%. Ao invés de pagar 2% de taxa, ele paga apenas 1,75% de taxa administrativa.

O comerciante pode verificar seu saldo, extrato, movimentação diária do Caixa?

Sim. Cada comércio terá acesso via internet banking e aplicativo, onde poderá acompanhar diariamente (on-line) suas movimentações, como saldo, extrato, vendas e outros

O comerciante deve comparecer ao Banco Mumbuca para se credenciar para o recebimento do Cartão digital Mumbuca?

Os comerciantes que já vendem para o Cartão Mumbuca receberão a visita dos agentes do Banco Mumbuca para abrirem sua conta digital de pessoa jurídica e treinamento do internet banking. A partir dai estarão aptos a utilizarem o Cartão Digital Mumbuca.

E os comércios que ainda não estão credenciados?

Os comércios que não vendem ainda para o Cartão Mumbuca devem comparecer ao Banco Mumbuca para os procedimentos de cadastramento.

Para se credenciar, o comércio precisa ter CNPJ, ser formalizado?

Não. Comércios informais também podem se credenciar e receber a Moeda digital Mumbuca. Porém será aconselhado que, futuramente, busque sua formalidade.

Quando entra em vigor esse novo sistema?

A partir de fevereiro de 2018 inicia-se algumas compras pelo novo sistema. Mais o sistema atual ficará funcionado até que todas as famílias tenham aberto suas conta Digital Mumbuca.

O que é uma Moeda Social Digital?

É uma ferramenta de “dinheiro no celular“ para a telefonia móvel, criada para levar o sistema financeiro a quem tenha um aparelho com linha celular ativa. Por isso é chamada de digital. Para quem não tem o aparelho, mas possui um número de telefone, pode solicitar um cartão. Em outras palavras, é um meio de pagamento, onde você pode comprar no comercio local e fazer outras transações financeiras (fazer transferência, pagar boletos, colocar carga celular, etc.) É chamada de Moeda Social por três motivos: a) Serve unicamente para a compra e venda de produtos e não pode ser guardada em bancos comercias para especulação financeira (render juros). b) é de propriedade comunitária. Toda Moeda Social Digital é gerenciada por um Banco Comunitário cujos proprietários são todos os moradores do bairro/município. c) Os excedentes gerados pelo uso da moeda (taxas cobradas no comércio) são reinvestido no próprio bairro/município em forma de crédito produtivo ou outros serviços.

O que é a Moeda Social Digital Mumbuca

É a Moeda Social Digital utilizada em Maricá-RJ, gerenciada pelo Banco Popular Comunitário de Maricá-Banco Mumbuca. A Moeda Digital Mumbuca funciona através da Plataforma e-dinheiro, que é utilizada por toda a Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

Para eu usar a Moeda Social Digital Mumbuca, eu preciso abrir uma conta no Banco Mumbuca?

Sim. Você se dirige ao Banco Mumbuca e abre uma Conta Digital Mumbuca. É tudo feito através do celular, baixando um aplicativo (e-dinheiro), gratuitamente. Além do celular, o usuário pode também solicitar um cartão para fazer compras.

Essa Moeda Social Digital é a mesma coisa do Cartão Mumbuca do Programa Social da Prefeitura?

O Cartão Mumbuca do Programa Social da Prefeitura não é uma Moeda Social Digital, é uma Moeda Social Eletrônica. A diferença é que com a Moeda Social Digital pode-se ter outras funcionalidades como ver extrato, saldo , educação financeira. Isso é possível por conta do uso do celular. Os beneficiários do Bolsa Mumbuca receberão um novo cartão já com o dispositivo da Moeda Social Digital.

Quem não for beneficiário do Programa da Prefeitura e abrir uma conta no Banco Mumbucaa, recebe o mesmo cartão dos beneficiários?

Não. São duas contas diferentes. Quem é beneficiário do Programa Bolsa Mumbuca, abre uma conta benefício e recebe o cartão beneficio. Quem não é beneficiário do Programa da Prefeitura, abre uma conta corrente (pre-paga) e recebe uma cartão diferente. ATENÇÃO: Quem abriu uma conta benefício, pode solicitar também uma conta corrente pre- paga.

Qual a diferença entre os serviços da conta benefício e conta corrente (pré paga)?

  • Telefone (21) 3731 1021
  • E-mail contato@institutoedinheiromarica.org
  • Endereço R. Pereira Neves, 30 - Centro Maricá, RJ (CASA VERDE)

© 2024 Instituto Edinheiro Brasil, Maricá - RJ | TEL (21) 3731-1021 | Fone/zap (85) 3269-9617