+55 21 3731 1021 edinheiro@edinheirobrasil.org / Junte-se a nós

MumbuCred

Baixar Documento

Crédito a Juro Zero

Apresentação

Neste sábado (19) o Banco Comunitário Mumbuca em Marica-RJ, lança a MumbuCred, carteira de credito produtivo a juro zero e sem taxa de administração, financiada pelo consumo dos moradores. O Banco Comunitário criou uma moeda digital chamada Mumbuca e- dinheiro, com a qual os moradores fazem suas compras no comércio local, usando o celular ou cartão. Por compra é cobrada uma taxa de 2% do comércio (pagamento a vista), que é direcionada para o Banco Comunitário. 60% desse dinheiro é investido na MumbuCred. Os empréstimos são feitos em moeda Mumbuca, o que gera mais compras no comercio local, retroalimentando o ciclo. O juro é zero, porque os custos do empréstimo (administração, risco de inadimplência, outros) já estão cobertos pelo dinheiro arrecadado pelo consumo dos moradores. Alias, o tomador de crédito, que obrigatoriamente é um morador/ empreendedor e correntista do Banco Comunitário, de certa forma, já contribuiu para cobrir esses custos com as taxas que gerou com seu consumo no comercio local. No mais, como tudo é digital, barateia a operação eliminando despesas com impressões, pagamento de boletos e outros. Dessa forma, quanto mais gente consome com as Mumbucas, mais crédito a juro zero para a produção são gerados. É a lógica do desenvolvimento endógeno e solidário. Gerar receita localmente a partir do consumo dos munícipes, sem precisar de investimento externo nem recorrer aos bancos comerciais que cobram juro estratosféricos. A Prefeitura de Maricá é fundamental nesse processo, porque tudo começou quando a Secretaria de Economia Solidária ousou pagar o Programa Social de Benefícios da Cidade, através do Banco Comunitário, dispensando a presença de qualquer outro meio de pagamento que tenha a lógica acumulativa A partir dai, outros moradores começaram a aderir ao Banco local e se formou uma rede grande de comércios e consumidores. Nesses 100 primeiros dias da moeda digital Mumbuca circulando no município, de forma evolutiva a cada mês, já chegamos 6.000 usuários, 352 comércios credenciados, 1.3 milhões de compras, e 28 mil reais de taxas arrecadadas. Os números ainda são tímidos porque o negócio está só começando, mas já ajudam a entender os bilhões que os bancos comerciais ganham com nosso consumo sem nenhum retorno para as economias locais. Pelo contrário, em uma lógica inversa, nesse momento em que a renda dos brasileiros caem, o lucro dos bancos sobem. Quem quiser conhecer e debater sobre essa utopia realizável, compareça a solenidade de inauguração do Banco Mumbuca de Cordeirinho, neste sábado, as 9h, em Maricá (rua Maysa, esquina com 80). Tá feito o convite.

1. O que é a MumbuCred?

É a carteira de Crédito do Banco Comunitário Mumbuca, em Maricá-RJ. Direciona- se a cooperativas e empreendedores que atuam nos setores da economia tanto formal quanto informal, numa perspectiva de Economia Solidária, ajudando a organização dos empreendedores em grupos coletivos e de colaboração.

2. Qual o público-alvo?

São todas as pessoas que já exercem ou desejam iniciar uma atividade própria, nos segmentos formais ou informais da economia, desde que estejam organizadas em grupos ou venham a se organizar e cooperativas. Só recebe credito da MumbuCred grupos coletivos de no mínimo 03 e no máximo 10 pessoas.

3. Quais iniciativas podem ser financiadas?

As iniciativas podem ser variadas, como exemplo: Marcenarias, sapatarias, carpintarias, artesanatos, gráficas, padarias, produções de alimentos, ambulantes, vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, , salões de beleza, oficinas mecânicas, borracharias e etc.

4. O que pode ser financiado?

Capital de giro, financiamentos de máquinas, equipamentos e pequenas reformas que melhorem os locais de produção.

5. Quais os critérios para acessar o MumbuCred?

a) Ser maior de 18 anos. b) Ter ou iniciar uma atividade produtiva. c) Estar organizado em um grupo coletivo de trabalhadores com atividades iguais ou diferentes, a fim de praticarem a Economia Solidária e o "aval solidário", que é a garantia exigida para receber o crédito. d) Ter no grupo ao menos 70% de integrantes que já exercem uma atividade produtiva, com no mínimo 06 meses de funcionamento. e) 2/3 do grupo devem estar como o nome livre de negativação no SPC e SERASA.

6. Quais os documentos necessários?

CPF, Documento de Identificação com foto e Comprovante de Residência.

7. Quais são os passos para ter acesso ao Mumbucred?

a- Comparecer as Cirandas, que serão realizadas na primeira e na quarta sextas- feira de cada mês, de 14 as 17h no Banco Mumbuca Centro. As cirandas são oficinas onde os futuros tomadores de crédito se conhecem e se informam sobre as regras e a filosofia Solidária da MumbuCred. b- Eleger o nome do grupo e o líder do grupo. c- Inscrever o grupo no Banco Mumbuca e preencher a ficha de análise cadastral de cada membro. d- Abertura da conta no Banco Mumbuca, pessoa física, de todos os participantes do grupo. e- Visita do agente de desenvolvimento aos empreendimentos do grupo. f- Liberação do crédito na conta digital de cada tomador. OBS.: Os passos a,b,c,d podem ser realizados no mesmo dia da Ciranda, caso a documentação esteja completa e os grupos formados.

8. Como funciona o Aval Solidário?

Os participantes do grupo são avalistas uns dos outros. No dia do pagamento da parcela se um membro do grupo não tiver recurso para pagar, os demais componentes do grupo se solidarizam e pagam por ele. Cada grupo elege um líder que fica na responsabilidade jurídica de realizar o pagamento por todos do grupo. Desta forma não existe pagamentos individualizados, a parcela é efetivada coletivamente em nome do grupo.

9. Como são feitos os recebimentos e pagamentos?

A liberação do crédito é feita em moeda digital Mumbuca na conta de cada tomador de crédito, levando-os a fazerem suas compras na Rede Credenciada do Banco Mumbuca. Esse dinheiro é “carimbado”, não pode ser sacado nem transferido, servindo unicamente para efetivação de compras para o empreendimento. Da mesma forma, o pagamento das parcelas serão feitas em na moeda digital Mumbuca. Na data de pagamento o recurso é debitado automaticamente da conta do líder do grupo.

10. Quanto pode ser emprestado?

 Empréstimos de R$100,00 a R$ 2.000,00 por pessoa do grupo.  Juros zero. Não é cobrado juros nem TAC (Taxa de Administração de crédito).  Prazo de 4 até 10 meses, sem carência.  Pagamentos fixos e mensais.  Garantia: grupo solidário de 4 a 10 pessoas. Obs: a) Esses valores podem ser alterados e criados outras modalidades de financiamento, conforme disponibilidade de recursos na carteira de crédito do MumbuCred. b) Os créditos do grupo são evolutivos, conforme o crescimento socioeconômico do grupo e e a pontualidade no pagamento das parcelas.

11. O que acontece em caso de inadimplência?

Em caso de atraso, será cobrado do grupo multa de 0,25% dia, do valor da parcela atrasada. Após 90 dias, os integrantes do grupo são negativados no SPC.

12. De onde vem os recuros do MumbuCred?

A carteira de crédito está formada pelos recursos oriundos das taxas de 2% que é cobrada no comercio local pelas compras com a moeda Mumbuca (cartão ou celular). Contudo, a MumbuCred está aberta receber contribuições de empresa privadas, pessoas físicas e parcerias com o poder publico para alavancar a carteira da credito.

13. O que é BANCO BUMBUCA?

É o Banco de Maricá. Um banco comunitário, independente, que tem diretoria e CNPJ próprios. É associado a Rede Brasileira de Bancos Comunitários e utiliza a Plataforma digital E-dinheiro para suas operações. Todos os excedentes do banco, são reinvestidos na carteira do MumbuCred e em ações sociais em Maricá. O Banco Mumbuca se insere nas políticas públicas de Economia Solidaria da Prefeitura de Maricá que apoia o Banco Comunitário através de um Termo de Colaboração assinado com a ong Instituto Edinheiro Brasil. Veja mais em: www.institutoperiferiamarica.org / edinheiro.net.br

  • Telefone (21) 3731 1021
  • E-mail contato@institutoedinheiromarica.org
  • Endereço R. Pereira Neves, 30 - Centro Maricá, RJ (CASA VERDE)

© 2024 Instituto Edinheiro Brasil, Maricá - RJ | TEL (21) 3731-1021 | Fone/zap (85) 3269-9617