+55 21 3731 1021 edinheiro@edinheirobrasil.org / Junte-se a nós

Aconteceu

Prefeito Fabiano Horta abre sua conta no Banco Mumbuca

Sábado passado (26.05.2018), o Prefeito de Maricá-RJ junto com seu Secretariado e parlamentares, compareceram conjuntamente ao Banco Mumbuca e abriam suas contas pre-pagas digitais, tornaram-se “correntista” do Banco Comunitário. O Banco Mumbuca é associado a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, opera com a plataforma e-dinheiro, e desde janeiro 2008 atua no município pagando os benefícios sociais da prefeitura. Hoje, além dos beneficiários, já são mais de 7 mil contas abertas no Banco Mumbuca, totalizando em 17 mil contas. Some-se a esse numero, 358 comércios credenciados na Plataforma em Maricá. Vale destacar que o modelo de negócio adotado pelo Banco Mumbuca retroalimenta as economias do município. Primeiro porque o Mumbuca e-dinheiro (a moeda digital do banco) só circula em Maricá. Depois porque em cada compra feita no comercio local com as Mumbucas (através de celular ou cartão) é cobrada uma taxa de 2% do comercio local, que retorna para o Banco Mumbuca desenvolver ações sócio-economicas no municio. Uma dessas ações é o MumbuCred, linha de crédito a juro zero, oferecida para os produtores locais. A adesão do Prefeito e seu secretariado ao Banco comunitário, dentre tantos, podem ser destacados três fatores extremamente relevantes:

Após uma longo debate, ficou marcada uma segunda reunião para o dia 15 de Janeiro de 2018. Os principais pontos debatidos foram:

  • a) Aumento da Credibilidade do banco frente a usuários e ao mercado, propiciando que a população de Maricá e empresários locais faça também sua adesão de forma massiva ao Mumbuca. Vale destacar que o Prefeito Fabiano Horta e sua administração, tem 90% de aceitação no município.

  • b) A adesão dos gestores públicos ratifica a confiança da gestão municipal no Banco Mumbuca, abrindo portas para que outros serviços municipais tais como pagamento de fornecedores, pagamento dos servidores, vale transporte e refeição, e outros pagamentos venham a ser feitos pelo Banco Comunitário, aumentando a circulação da Moeda Mumbuca e-dinheiro no município.

  • c) Maricá se torna em definitivo a grande referência Brasileira, quiça internacional, de Bancos Comunitários Digitais como meio de pagamento de serviços públicos. Isso impacta, influencia e da coragem para outros municípios seguirem o mesmo caminho.



Meio a tantas tempestades, esse é o Brasil que está dando certo.


  • Telefone (21) 3731 1021
  • E-mail contato@institutoedinheiromarica.org
  • Endereço R. Pereira Neves, 30 - Centro Maricá, RJ (CASA VERDE)

© 2024 Instituto Edinheiro Brasil, Maricá - RJ | TEL (21) 3731-1021 | Fone/zap (85) 3269-9617